QUINTO MANDAMENTO: "Não matarás"

 




193 O que o quinto mandamento "Não matarás" nos proíbe?

O quinto mandamento nos proíbe de prejudicar a vida natural e espiritual de nossos vizinhos e a nossa; portanto, nos proíbe assassinato, suicídio,  duelo, feridas, espancamentos, insultos, imprecações e escândalos.

 

194. Por que o suicídio é um pecado?

O suicídio é um pecado, como o homicídio, porque só Deus é o dono da nossa vida, assim como a do nosso próximo: além disso, é um pecado de  desespero que, aliás, tira a possibilidade de arrependimento e de ser salvo  com vida.

 

195. A Igreja estabeleceu penas para o suicídio?

A Igreja estabeleceu a privação de sepultamento eclesiástico contra o suicida responsável pelo ato praticado. (CIC § 1240)

 

196. Por que o duelo é um pecado?

O duelo é um pecado, porque é sempre uma tentativa de homicídio e,  também, quase de suicídio, feito por vingança privada, em desacato à lei e  à justiça pública; além disso, porque com ela a decisão do certo e do errado  é tolamente deixada para a força, destreza e acaso.

 

197. A Igreja estabeleceu penalidades contra os duelistas?

A Igreja estabeleceu a excomunhão contra os duelistas e contra qualquer  pessoa que participe voluntariamente do duelo.

 

198. O que é escândalo?

O escândalo é dar ao seu vizinho, com qualquer má ação, a oportunidade de

pecar.

 

199. O escândalo é um pecado grave?

O escândalo é um pecado gravíssimo, e Deus pedirá uma explicação do mal que ele permite que outros cometam com excitações pérfidas e maus  exemplos: "ai daquele a quem vem o escândalo" *.

* 'Mt, XVIII, 7.

 

200. O que o quinto mandamento nos ordena?

O quinto mandamento nos manda amar a todos, até mesmo nossos  inimigos, e reparar o dano físico e espiritual feito ao nosso próximo.


Catecismo de São Pio X

Postagem Anterior Próxima Postagem