XVII Domingo depois de Pentecostes

 


Epístola

Lição da Ep.ª do B. Ap.º Paulo aos Efésios.
Ef 4:1-6

    Meus irmãos: Peço-vos (eu, que me encontro em prisão, nas cadeias, pelo Senhor) que vivais de modo digno da vocação a que fostes chamados, praticando a humildade, a mansidão e a paciência, suportando-vos uns aos outros com caridade e esforçando-vos em conservar a unidade do espírito pelo laço da paz. Sede um só corpo e um só espírito, como, pela vossa vocação, sois todos chamados à mesma esperança. Não há senão um só Senhor, uma só fé, um só baptismo e um só Deus que é Pai de todos os homens, e está acima de todos, penetra em todos, vive em todos e é bendito em todos os séculos dos séculos. Amen.

 

Evangelho

Continuação do santo Evangelho segundo S. Mateus.
Mt 22:34-46

    Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus os fariseus. Um deles, que era doutor da Lei, perguntou-lhe para o tentar: «Mestre, qual é o principal mandamento da Lei?». Jesus respondeu-lhe: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todo o entendimento». Este é o maior e o principal mandamento. Porém, eis o segundo, que é semelhante: «Amarás ao teu próximo como a ti mesmo». Estes dois mandamentos encerram toda a Lei e os Profetas. E, como os fariseus estivessem reunidos, perguntou-lhes Jesus, dizendo: «Que pensais vós de Cristo? De quem é Ele Filho?». Eles responderam: «De David». E Jesus replicou: «Como é, então, que David (que havia sido inspirado pelo Espírito) lhe chama seu Senhor, quando diz: «O Senhor diz ao meu Senhor: assenta-te à minha dextra até que reduza os teus inimigos a escabelo dos teu pés»? Se, pois David o trata como Senhor, como é Ele seu Filho?». E ninguém pode responder-Lhe uma palavra, nem, desde aquele dia em diante, ninguém mais ousou interrogá-l’O.

 

Homilia de São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla.

    Quando os fariseus ouviram que Cristo havia silenciado os saduceus, eles se reuniram para um novo ataque justamente quando lhes convinha ficar quietos, eles desejaram lutar e então apresentaram um deles que professava habilidade na lei, não querendo aprender, mas armar uma armadilha. Esta pessoa, portanto, propôs a pergunta: “Qual é o grande mandamento da lei?” O primeiro e grande mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus”, mas eles esperavam que Ele fizesse alguma exceção ou acréscimo a isto em Seu próprio caso, já que Ele se fez Deus (João 10:33) .Com esta expectativa eles Lhe fizeram a pergunta, mas o que Cristo disse? Para mostrar que eles haviam adotado esse procedimento, porque não tinham amor e estavam cheios de inveja, Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

    Por que este segundo mandamento é semelhante ao primeiro? Porque o primeiro é a fonte e a sanção do segundo. "Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz." João III. 20. E novamente: “O tolo disse em seu coração que Deus não existe” e segue: “Eles são corruptos e se tornam abomináveis ​​em suas obras”. Sal. xiii. 1. E mais uma vez: “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males que, embora alguns cobiçassem, eles se desviaram da fé”. 1Tm. vi. 10. E mais uma vez: "Se vocês me amam, João XIV. 15, dos quais a cabeça e a raiz dos mandamentos são “Amarás o Senhor teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo”.

    Portanto , amar a Deus é amar também o próximo, como apareceu onde está escrito: “Simão, filho de Jonas, amas-me? Você sabe que eu te amo.' Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'", João XXI. 17, e se “o amor é o cumprimento da lei”, Rom. xiii. 10, com razão o Senhor diz que “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas”. E mesmo quando, antes disso, 23-32,sendo interrogado sobre a Ressurreição, Ele lhes respondeu mais do que eles perguntaram, então, agora, sendo interrogado sobre o primeiro e grande mandamento, Ele lhes responde, por Sua própria vontade, tocando também naquele segundo, que é um pouco menor que o primeiro, pois "o segundo é semelhante a ele". Aqui Ele queria que eles entendessem que foi o ódio que os levou a questioná-Lo. Pois a “caridade”, diz o apóstolo, “não tem inveja”. 1 Cor. xiii. 4.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem