A Doutrina Católica sobre o Homem e o Pecado Original




Introdução

Neste artigo, exploraremos as crenças fundamentais da fé católica sobre o estado original do primeiro homem, a queda de Adão e Eva, a transmissão do pecado original aos seus descendentes e as consequências desse pecado. Além disso, examinaremos como a doutrina católica se relaciona com a razão e abordaremos algumas controvérsias históricas.

 

I - Estado Original do Primeiro Homem

Segundo o Concílio de Trento, Adão e Eva foram criados por Deus em um estado de justiça e santidade original, dotados de três tipos de dons: naturais, sobrenaturais e preternaturais.

a) Dons Naturais: O homem possuía todas as capacidades, tanto físicas quanto espirituais, necessárias para atingir seus fins naturais.

b) Dons Sobrenaturais: Além dos dons naturais, Deus concedeu ao homem a graça santificante (o homem se torna Filho de Deus, pode conhecer e amar a Deus e se associa a Deus) e a predestinação à visão beatífica, elevando-o a uma ordem sobrenatural.

c) Dons Preternaturais: Estes dons eram consequência dos dons sobrenaturais e incluíam imunidade ao sofrimento, à morte, à concupiscência e o dom da ciência.

Esse estado de inocência era incompatível com o pecado, tornando Adão e Eva justos diante de Deus.

 

II - A Prova: O Pecado Original

Deus submeteu Adão e Eva a uma prova, proibindo que comessem do fruto da árvore do bem e do mal. Essa prova visava à fidelidade dos primeiros pais e era um prelúdio da felicidade celestial prometida por Deus.

a) Existência do Pecado Original: O Concílio de Trento definiu a existência do pecado original com base na desobediência de Adão e Eva registrada na Bíblia (Gênesis 3,6) e na afirmação de São Paulo em Romanos 5,12.

b) Gravidade: Embora Adão e Eva tenham recebido muitas graças, desobedeceram por orgulho(ser como deuses) e curiosidade(conhecer sobre o bem e o mal), levando à queda.

 

III - Transmissão do Pecado Original aos Descendentes

O Concílio de Trento também definiu que o pecado de Adão e Eva é transmitido a toda a sua descendência como sendo um artigo de fé. Essa crença é apoiada pela Escritura, Tradição e razão.

a) Sagrada Escritura: Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento confirmam a transmissão do pecado original. Textos Bíblicos: Sl 50,7; Rm 5,12.

b) Tradição: Padres da Igreja, como Santo Agostinho, São Justino e outros, ensinaram o dogma do pecado original antes de Santo Agostinho.

c) Razão: A razão não prova a transmissão do pecado original, mas não a contradiz, dada a miséria humana.

         As exceções relacionadas a esse dogma são de Nosso Senhor Jesus Cristo, por direito, devido a sua concepção virginal que está acima de qualquer lei. E por privilégio de sua Maternidade Divina, sua Mãe Maria Santíssima, que foi preservada do pecado original.

 

IV - Consequências do Pecado Original

Para Adão e Eva, o pecado original resultou na perda dos dons sobrenaturais (graça santificante) e preternaturais (Imunidade ao sofrimento, morte, concupiscência e dom de ciência), tornando-os incapazes de herdar a glória celestial.

Nosso Senhor Jesus Cristo então se encarnou para que pudéssemos recuperar os dons sobrenaturais, porém, o homem deveria colaborar na sua Redenção. Mas, em relação aos dons preternaturais não foram recuperados e ainda aconteceu o enfraquecimento dos dons naturais debilitando o juízo, vontade e desencadeamento das paixões.

  

V - Natureza do Pecado Original

A natureza do pecado original é a privação da graça santificante e da justiça original, afastando o homem de Deus. Adão cometeu o pecado original de forma atual, transgredindo a lei de Deus de forma direta, enquanto os descendentes cometem o pecado habitual que é uma situação após o pecado, um estado de pecado. Assim, todos os homens herdam o pecado original cometido pelos primeiros pais.

 

VI - O Pecado Original Perante a Razão

Racionalistas questionam a transmissão do pecado original, mas a doutrina católica argumenta que a solidariedade entre os seres humanos é compatível com a justiça divina. Deus dá a cada um o que lhe é devido, é sua justiça. Adão pecou e esse pecado é também transmitido a humanidade num todo. O gênero humano pecou contra Deus.

 

Conclusão

A doutrina católica Tradiconal sobre o homem e o pecado original é rica em ensinamentos que buscam explicar a condição humana, a queda de Adão e Eva e as implicações desse pecado para a humanidade. Embora seja um tópico complexo, a fé católica sustenta que, apesar do pecado original, o homem ainda possui a capacidade de escolher o bem e o mal e pode encontrar a redenção através de Cristo, que veio para restaurar a graça perdida. Essa compreensão é fundamental para a teologia católica e para a visão da natureza humana e da salvação.

Fonte Utilizada: 

Doutrina Católica do Cônego Auguste Boulenger


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem