Introdução
Neste artigo,
exploraremos as crenças fundamentais da fé católica sobre o estado original do
primeiro homem, a queda de Adão e Eva, a transmissão do pecado original aos
seus descendentes e as consequências desse pecado. Além disso, examinaremos
como a doutrina católica se relaciona com a razão e abordaremos algumas
controvérsias históricas.
I - Estado Original do Primeiro Homem
Segundo o
Concílio de Trento, Adão e Eva foram criados por Deus em um estado de justiça e
santidade original, dotados de três tipos de dons: naturais, sobrenaturais e
preternaturais.
a) Dons Naturais: O homem possuía todas as capacidades,
tanto físicas quanto espirituais, necessárias para atingir seus fins naturais.
b) Dons Sobrenaturais: Além dos dons naturais, Deus
concedeu ao homem a graça santificante (o homem se torna Filho de Deus, pode
conhecer e amar a Deus e se associa a Deus) e a predestinação à visão
beatífica, elevando-o a uma ordem sobrenatural.
c) Dons Preternaturais: Estes dons eram consequência
dos dons sobrenaturais e incluíam imunidade ao sofrimento, à morte, à
concupiscência e o dom da ciência.
Esse estado de
inocência era incompatível com o pecado, tornando Adão e Eva justos diante de
Deus.
II - A Prova: O Pecado Original
Deus submeteu
Adão e Eva a uma prova, proibindo que comessem do fruto da árvore do bem e do
mal. Essa prova visava à fidelidade dos primeiros pais e era um prelúdio da
felicidade celestial prometida por Deus.
a) Existência do Pecado Original: O Concílio de Trento
definiu a existência do pecado original com base na desobediência de Adão e Eva
registrada na Bíblia (Gênesis 3,6) e na afirmação de São Paulo em Romanos 5,12.
b) Gravidade: Embora Adão e Eva tenham recebido muitas
graças, desobedeceram por orgulho(ser como deuses) e curiosidade(conhecer sobre
o bem e o mal), levando à queda.
III - Transmissão do Pecado Original aos Descendentes
O Concílio de
Trento também definiu que o pecado de Adão e Eva é transmitido a toda a sua
descendência como sendo um artigo de fé. Essa crença é apoiada pela Escritura,
Tradição e razão.
a) Sagrada Escritura: Tanto o Antigo quanto o Novo
Testamento confirmam a transmissão do pecado original. Textos Bíblicos: Sl
50,7; Rm 5,12.
b) Tradição: Padres da Igreja, como Santo Agostinho,
São Justino e outros, ensinaram o dogma do pecado original antes de Santo
Agostinho.
c) Razão: A razão não prova a transmissão do pecado
original, mas não a contradiz, dada a miséria humana.
As
exceções relacionadas a esse dogma são de Nosso Senhor Jesus Cristo, por
direito, devido a sua concepção virginal que está acima de qualquer lei. E por
privilégio de sua Maternidade Divina, sua Mãe Maria Santíssima, que foi
preservada do pecado original.
IV - Consequências do Pecado Original
Para Adão e
Eva, o pecado original resultou na perda dos dons sobrenaturais (graça
santificante) e preternaturais (Imunidade ao sofrimento, morte, concupiscência
e dom de ciência), tornando-os incapazes de herdar a glória celestial.
Nosso Senhor
Jesus Cristo então se encarnou para que pudéssemos recuperar os dons
sobrenaturais, porém, o homem deveria colaborar na sua Redenção. Mas, em
relação aos dons preternaturais não foram recuperados e ainda aconteceu o
enfraquecimento dos dons naturais debilitando o juízo, vontade e
desencadeamento das paixões.
V - Natureza do Pecado Original
A natureza do
pecado original é a privação da graça santificante e da justiça original,
afastando o homem de Deus. Adão cometeu o pecado original de forma atual,
transgredindo a lei de Deus de forma direta, enquanto os descendentes cometem o
pecado habitual que é uma situação após o pecado, um estado de pecado. Assim,
todos os homens herdam o pecado original cometido pelos primeiros pais.
VI - O Pecado Original Perante a Razão
Racionalistas
questionam a transmissão do pecado original, mas a doutrina católica argumenta
que a solidariedade entre os seres humanos é compatível com a justiça divina.
Deus dá a cada um o que lhe é devido, é sua justiça. Adão pecou e esse pecado é
também transmitido a humanidade num todo. O gênero humano pecou contra Deus.
Conclusão
A doutrina
católica Tradiconal sobre o homem e o pecado original é rica em ensinamentos
que buscam explicar a condição humana, a queda de Adão e Eva e as implicações
desse pecado para a humanidade. Embora seja um tópico complexo, a fé católica
sustenta que, apesar do pecado original, o homem ainda possui a capacidade de
escolher o bem e o mal e pode encontrar a redenção através de Cristo, que veio
para restaurar a graça perdida. Essa compreensão é fundamental para a teologia
católica e para a visão da natureza humana e da salvação.
Fonte Utilizada:
Doutrina Católica do Cônego Auguste Boulenger
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