A Origem do Homem


Neste artigo, exploraremos as diferentes teorias e pontos de vista sobre a origem do ser humano, bem como a existência da alma, a espiritualidade da alma, sua imortalidade, a unidade da espécie humana e a antiguidade do homem.

 

Hipóteses da Ciência

Desde tempos imemoriais, a origem do homem tem sido alvo de investigação. A ciência oferece duas principais hipóteses:

a) Evolucionistas e Materialistas: Para os evolucionistas e materialistas, o homem tem sua origem nas leis da evolução, sem intervenção de uma causa primeira. De acordo com essa perspectiva, o homem compartilha uma ancestralidade com outras formas de vida.

b) Transformistas Moderados: Os transformistas moderados acreditam que a alma humana foi criada por Deus, enquanto o corpo passou por transformações regidas por leis divinas. A Sagrada Escritura também é considerada relevante nessa perspectiva.

 

Sagrada Escritura

A Sagrada Escritura, particularmente em Gênesis, oferece sua própria narrativa sobre a origem do homem:

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, dando-lhe domínio sobre outras criaturas. O homem foi formado do pó da terra e recebeu o sopro de vida de Deus. Deus criou a primeira mulher a partir das costelas do primeiro homem, estabelecendo o vínculo do matrimônio.

Segundo a interpretação da tradição, Deus criou tanto o corpo quanto a alma do homem diretamente, estabelecendo-o como rei do universo.

 

A Natureza do Homem e a Existência da Alma

A natureza do homem é formada de duas substâncias diferentes unidas em uma natureza. Essas substâncias são o corpo e a alma.

A existência da alma tem sido objeto de debate ao longo da história, com materialistas evolucionistas negando sua existência. No entanto, a Sagrada Escritura e a razão oferecem argumentos a favor da alma:

A Sagrada Escritura descreve o homem como formado do pó da terra e recebendo uma alma de Deus. (Gn II, 7)

A razão observa distinções entre processos fisiológicos e psicológicos no homem, sugerindo a coexistência de corpo e alma.

A consciência humana identifica um princípio imutável que constitui a identidade pessoal - a alma.

Enquanto os materialistas argumentam que a alma não é perceptível pelos sentidos, sua existência é deduzida com base em evidências indiretas e lógicas.

 

A Espiritualidade da Alma

A alma humana é vista como distinta do corpo, embora intimamente ligada a ele. Possui faculdades soberanas, como a razão (com a razão o homem pode fazer a distinção entre o bem e o mal) e a vontade livre (O homem pode escolher entre o bem e o mal sendo responsável pelos seus atos).

A alma é considerada uma substância espiritual independente da matéria, existindo mesmo sem um corpo.

Possui conceitos abstratos e valores morais, evidenciando sua natureza espiritual.

A alma é livre e não sujeita às leis materiais.

 

A Liberdade da Alma

A questão da liberdade da alma é central para a moral e a religião. Enquanto algumas doutrinas negam a liberdade, a Doutrina Católica sustenta que o homem, mesmo após a queda com o pecado original, possui liberdade para escolher entre o bem e o mal. Essa crença é fundamentada na Escritura, na Tradição, na razão e no consentimento universal.

A Sagrada Escritura mostra que Deus coloca diante do homem opções para que ele possa escolher como a vida e a morte, o bem e o mal.

A Tradição diz que o homem podendo utilizar a liberdade para escolher pode buscar a sua Salvação ou não.

A razão mostra que homem é livre para refletir e decidir.

Já o consentimento universal demonstra que o homem possui a liberdade de forma instintiva, inata e que não se reprime.

 

A Imortalidade da Alma

A imortalidade da alma foi definido como dogma no IV Concílio de Latrão tendo bases na Sagrada Escritura, na razão e no consentimento universal.

A Escritura Sagrada demonstra a imortalidade da alma pelo fato da existência das recompensas e castigos na vida futura.

A razão nos mostra que a alma não sofre sua decomposição ou destruição, que o homem busca a felicidade completa e que Deus vai retribuir cada um segundo seus atos.

Diversos povos acreditam na imortalidade da alma e alguns como os gregos comprovaram tal crença.

 

Unidade da Espécie Humana

A Igreja ensina que toda a humanidade descende de Adão e Eva, contrariando teorias como a dos preadamitas, que dizem que Adão não teria sido o primeiro ser humano, e poligenistas, que falam da existência de várias espécies humanas. Isso é fundamentado na Sagrada Escritura e na ciência, que aponta para a unidade da espécie humana.

 

Antiguidade do Homem

A questão da época em que o primeiro homem foi criado permanece em aberto, pois a fé não especifica uma data, e a ciência ainda busca respostas. A fé e a ciência, nesse aspecto, não entram em conflito, pois não há um consenso claro.

Em resumo, a origem do homem é uma questão complexa, abordada de várias maneiras pela ciência, pela Sagrada Escritura e pela fé. A existência da alma, sua espiritualidade, liberdade, imortalidade, unidade da espécie humana e antiguidade são temas que continuam a desafiar nossa compreensão, convidando-nos a explorar e refletir sobre as múltiplas facetas da natureza humana.

Fonte Utilizada: 

Doutrina Católica do Cônego Auguste Boulenger

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