PRIMEIRO MANDAMENTO: “Amar a Deus sobre todas as coisas”


 

 

169. O que o primeiro mandamento nos ordena: “Amar a Deus sobre todas as coisas”?

O primeiro mandamento nos manda ser religiosos, isto é, acreditar em Deus e amá-lo, adorá-lo e servi-lo como o único Deus verdadeiro, Criador e Senhor de tudo.

 

170. O que nos proíbe o primeiro mandamento?

O primeiro mandamento nos proíbe impiedade, superstição, irreligiosidade; também apostasia, heresia, dúvida intencional e ignorância culpada das verdades da fé.

 

171. O que é impiedade?

Impiedade é a rejeição de toda adoração a Deus.

 

172. O que é superstição?

Superstição é o culto divino ou latria dado a quem não é Deus, ou mesmo a Deus, mas de forma inconveniente: portanto, idolatria ou culto a falsas divindades (Buda, Zeus, Odin) e criaturas; recorrer ao demônio, aos espíritos (espiritismo, umbanda) e a todos os meios suspeitos (horóscopos) para obter coisas que são humanamente impossíveis; o uso de ritos inapropriados, vãos ou proibidos pela Igreja.

 

173. O que é irreligiosidade?

Irreligiosidade é a irreverência para com Deus e as coisas divinas, como a tentação de Deus, o sacrilégio ou a profanação de uma pessoa ou coisa sagrada, a simonia ou a compra e venda de coisas espirituais ou ligadas a espirituais.

 

174. Se o culto das criaturas é superstição, como o culto católico de anjos e santos não é superstição?

O culto católico de anjos e santos não é superstição, porque não é culto divino ou adoração devida apenas a Deus: não os adoramos como Deus (latria), mas os veneramos como amigos de Deus e pelos dons que têm dEle (dulia), portanto, para a honra do próprio Deus, que faz maravilhas nos anjos e santos.

 

175. Quem são os santos?

Santos são aqueles que, praticando heroicamente as virtudes segundo os ensinamentos e exemplos de Jesus Cristo, mereceram glória especial no céu e também na terra, onde, pela autoridade da Igreja, são publicamente honrados e invocados.

 

176. Por que também veneramos o corpo dos santos?

Também veneramos o corpo dos santos, porque lhes serviu para exercer virtudes heroicas, foi certamente um templo do Espírito Santo, e irá ressuscitar gloriosamente para a vida eterna.

 

177. Por que veneramos até mesmo as menores relíquias e imagens dos santos?

Também veneramos as menores relíquias e imagens dos Santos para sua memória e honra, referindo-se a todos eles a veneração, bem diferente dos idólatras, que prestam culto divino às imagens ou ídolos.

 

178. Deus no Antigo Testamento não proibia estritamente as imagens?

Deus no Antigo Testamento proibia estritamente a adoração de imagens, na verdade quase todas as imagens, como a próxima ocasião de idolatria para os judeus, que viviam entre idólatras e eram muito inclinados à superstição.

Postagem Anterior Próxima Postagem