Domingo dentro do Oitavário do Natal

 


Epístola

Lição da Ep.ª do B. Ap.º Paulo aos Gálatas.

Gl 4, 1 - 7.

Meus irmãos: Enquanto o herdeiro é menor, não se distingue do servo, ainda que seja o senhor de tudo; mas depende dos tutores e administradores, até ao tempo determinado por seu pai. Do mesmo modo, quando nós éramos ainda meninos, estávamos sujeitos aos elementos do mundo; mas, logo que chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido da Mulher e sujeito à lei, para resgatar aqueles que estavam sob a sanção da lei, e se tornarem seus filhos adoptivos. E, porque sois seus filhos, mandou Deus ao vosso coração o espírito de seu Filho, o qual clama: Abba! Pai! E, assim, já nenhum de vós é escravo, mas filho. E, sendo seus filhos, sois também herdeiros, por intervenção de Deus.

 

Evangelho

Continuação do santo Evangelho segundo S. Lucas.

Lc 2, 33-40

Naquele tempo, José e Maria, Mãe de Jesus, estavam admirados do que se dizia de Jesus. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino veio ao mundo para ruína e salvação de muitos de Israel. Ele será como que um sinal de contradição. Uma espada de dor por sua causa traspassará a vossa alma, a fim de que os pensamentos de muitos homens, que estavam ocultos no íntimo do seu coração, sejam revelados». Ora, estava ali a profetiza Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, que era de idade avançada (a qual vivera sete anos com seu marido, que havia desposado após a sua virgindade), sendo viúva e contando oitenta e quatro anos de idade. Ela não abandonava o templo, servindo a Deus, noite e dia, com jejuns e orações. Tendo ela chegado naquela ocasião, louvava o Senhor e falava de Jesus a todos quantos esperavam a salvação de Israel. Depois que eles cumpriram tudo o que a lei do Senhor preceituava, regressaram à cidade de Nazaré, na Galileia. Entretanto, o Menino crescia, fortalecia-se e era cheio de sabedoria: e a graça de Deus habitava n’Ele.

 

MEDITAÇÃO

Homilia de S. Ambrósio, Bispo de Milão.

    Vemos que a graça abundante de Deus é derramada sobre todos pelo nascimento do Senhor, e que o dom de profecia não é negado aos justos, mas aos incrédulos. Simeão profetizou que nosso Senhor Jesus Cristo está destinado à queda e ressurreição de muitos em Israel, estabelecendo que os justos e os injustos colherão frutos diferentes da vinda do Salvador; assim será conosco; de acordo com nossas obras individuais, o Juiz Verdadeiro e Justo nos atribuirá punição ou recompensa.

Postagem Anterior Próxima Postagem